domingo, 20 de dezembro de 2009


Descoberta a causa da artrite

O carboidrato ativa as defesas do organismo, causando inflamação. Os pesquisadores da Brigham and Women´s Hospital (BWH) e Harvard Medical School (HMS) mostraram que certos tipos de carboidratos que ocorrem naturalmente no corpo podem causar artrite reumatóide, uma doença debilitante e dolorosa que afeta centenas de milhares de pessoas no mundo.

Apesar de existir avanços promissores no tratamento dos sintomas da artrite, as causas exatas da inflamação da artrite, inchaço e degeneração das articulações permanem indefindas. Os pesquisadores da BWH associaram, pela primeira vez, a presença natural de carboidratos no organismo com doença.

Dra. Julia Ying Wang, pesquisadora chefe do estudo da BWH, e um professor assistente de medicina da HMS, examinaram extensivamente o papel do carboidrato nas doenças e infecções. Ela vai apresentar as suas descobertas recentes sobre artrites no encontro nacional da American Chemical Society, de 18 a 22 de agosto.

Wang começou investigando se uma classe particular de carboidratos, conhecida como glicosaminoglicano (em inglês GAGs), desencadeou uma resposta imune no organismo. GAGs são naturalmente presentes como o principal componente da cartilagem da articulação, fluído da articulação, tecido conjuntivo e pele. Em colaboração com Michael H. Roehrl, da HMS, Wang estudou os efeitos que GAGs tinha nos camundongos, que subseqüentemente apresentaram sintomas de artrite, incluindo inchaço, inflamação e danos na articulação.

"Este estudo mostra que artrite reumatóide pode resultar do uso indevido do carboidrato pelo próprio organismo, que sob circunstâncias normais, não seria interpretado como uma ameaça," disse Wang. "Nós descobrimos que as células inflamatórias, que se acumulam nas articulações, se ligam diretamente aos glicosaminoglicanos. Essa acumulação de células leva a uma inflamação dolorosa e inchaço nos tecidos afetados." Além de suas pesquisas com camundongos, Wang e Roehrl também examinaram tecido humano tirado de pacientes com artrite. Eles descobriram que o mesmo tipo de células ligantes ao glycosaminoglicano no tecido humano. Essa é a primeira demonstração direta de tais células em humanos e animais.

"Isso nos leva a acreditar que a artrite reumatóide pode ser uma resposta imune incomum," acrescentou Wang.

Wang disse que pesquisas posteriores poderiam focalizar no desenvolvimento de medicamentos direcionados à interrupção do crescimento, da expansão, ou da adesão de células imunes que reagem aos glicosaminoglicanos.

American Chemical Society, 21/08/02 fonte

0 comentários:

Postar um comentário